Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections

Blog

You are here: Home Blog Como instalar o Plone 4 para testes no seu computador

Como instalar o Plone 4 para testes no seu computador

Posted by André Nogueira at 04/09/2010 19:15 |

Atenção: Os passos deste post estão desatualizados.
Acesse aqui a versão mais atual de como instalar o Plone WIndows

================

Essa semana foi bastante movimentada para toda a comunidade do Plone com o lançamento do Plone 4. Depois de ler sobre o lançamento, muita gente ficou com vontade de experimentar o Plone 4 e ver como as coisas funcionam nessa nova versão.

Para ajudar um pouco aos novos entusiastas e aos que não tem muita familiaridade com os procedimentos tradicionais de instalação, vou escrever aqui um rápido tutorial de como instalar o Plone no seu computador de uma maneira bem fácil, usando o instalador. Fique tranquilo, você não vai precisar de nenhum conhecimento de redes ou programação.

Baixando o arquivo e iniciando a instalação

O primeiro passo, como era de se imaginar, consiste em acessar o site do Plone para baixar a nova versão. Isso pode ser feito diretamente desta página: http://plone.org/products/plone.

Escolha o arquivo de instalação para o seu sistema operacional e faça o download. Nesse tutorial vamos usar como exemplo a instalação para windows utilizando o windows 7. 

O arquivo para windows tem 32MB e deve demorar alguns minutos para baixar. Assim que terminar, basta executar o arquivo para iniciar o processo.

Ao executar o arquivo, você deve receber uma mensagem perguntando se você realmente deseja executar o arquivo.

Instalação do Plone 4 - Tela 01

Clique no botão "Executar" para permitir a instalação. Em alguns casos, de acordo coma configuração de seu computador, você pode ver uma segunda janela perguntando se você autoriza o programa Plone.exe a relaizar modificações em seu computador. Dê a permissão para continuar.

A próxima tela que você vai ver é a tela do inicio da instalação propriamente dita:

Instalando o Plone 4 - Tela 02

Como dá pra imaginar, basta clicar em "Next" para prosseguir no processo e iniciar o wizard, que vai te guiar na instalação. Os passos são bem simples e intuitivos, mas mesmo assim vamos a eles:

1. local de instalação

Instalando o Plone 4 - Tela 03

Escolha o local onde ficarão os arquivos do Plone. Caso não tenha uma boa razão, mantenha a pasta sugerida e clique mais uma vez em "Next".

2. Definição da senha de administrador

 Instalando o Plone 4 - Tela 04

Nesse passo você precisa definir a senha do administrador do seu site Plone. É com ela que você poderá fazer login no site, por isso guarde bem essa senha. Como este é apenas um site para teste, utilize um nome de usuário e senha fácil de lembrar. No meu exemplo vou utilizar o usuário admin e a senha admin.

3. Iniciar a instalação

Instalando o Plone 4 - Tela 05

Nesta tela tudo o que você tem a fazer é se certificar que escolheu as opções corretas. Caso queira fazer alguma alteração, basta clicar no botão "Back". Caso esteja tudo certo, basta clicar no botão "Install".

4. Instalando

Agora você não precisa fazer mais nada. Nos próximos minutos o instalador vai descompactar todos os arquivos em seus devidos lugares e ajustar todos as configurações. Depois de alguns minutos, você verá a seguinte tela:

Instalando o Plone 4 - Tela 05

Caso queira que o Plone seja executado toda vez que iniciar o seu computador, marque a primeira opção. Mas isto não é necessário, pois você poderá iniciar o Plone sempre que quiser utilizando um atalho que foi criado no menu iniciar. 

Deixe a segunda opção marcada para iniciar a tela de controle do Plone e clique no botão "Finish".
Pronto, agora o Plone está devidamente instalado em seu computador.

Iniciando o Plone

Agora que o Plone está instalado, veja como deixa-lo disponível para o uso.

1. Iniciando o servidor

Instalando o Plone 4 - Tela 07

Para seu site ficar disponível, o primeiro você precisa iniciar a sua instancia. Faça isso clicando no botão "Start Instance".

2. Criando seu site

Instalando o Plone 4 - Tela 08

Agora que o servidor está ativo, clique no botão "Create/View Plone Site...". Dessa maneira você será redirecionado para o endereço http://localhost:8080/ em seu navegador padrão. A tela exibida será a seguinte:

Instalando o Plone 4 - Tela 09

Agora para criar seu site basta clicar no botão "Criar um novo site Plone...".
Neste momento você vai precisar dos dados definidos nos passos anteriores. Informe seu nome de usuário, senha e clique no botão "Fazer Login".

3. Dados do seu site

Estamos quase lá. Agora você só vai precisar definir os dados básicos de seu site. Na página seguinte informe o identificador do seu site, que é o nome que será utilizado como endereço do seu site. Por exemplo, se escolher Plone, o endereço local do seu site será http://localhost:8080/Plone.
Informe também o título, o idioma e clique no botão "Criar site Plone".

Divirta-se

Pronto, isso é tudo. Seu site foi criado, e você será redirecionado automaticamente para a página inicial, onde poderá testar o Plone e se divertir com os novos recursos. Você pode, por exemplo, editar o texto da página inicial ou adicionar novos itens ao portal.

Se ainda não sabe muito bem o que pode fazer, aguarde nossos próximos posts com algumas dicas legais para fazer no seu site Plone.

 

 

Document Actions
Spinner