Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections

Blog

You are here: Home Blog O nascimento do Cover

O nascimento do Cover

Posted by André Nogueira at 05/03/2013 10:05 |

Durante o último ano dediquei uma boa parte do meu tempo a concepção e desenvolvimento  do collective.cover. O Cover é um sonho antigo, cujos primeiros esboços e protótipos comecei a fazer a mais de 3 anos.

A principal ideia era resolver um dos maiores problemas da maioria dos CMSs: a edição da página inicial de um portal de uma forma muito simples. Nenhum CMS, open source ou proprietário, possui uma solução decente para isso. Mas ao mesmo tempo  não poderia ser apenas uma ferramenta simples, ela deveria ser acima de tudo muito poderosa e com muitos recursos, como drag&drop, edição local de conteúdo e configuração da aparência dos destaques, por exemplo. Tudo feito pelo usuário, sem uma linha sequer de programação.

Mas como toda ideia complexa, essa não poderia ser uma iniciativa de uma pessoa só, nem de uma empresa apenas. Por isso essa ideia acabou ficando tanto tempo guardada no papel e nos diversos protótipos iniciais.

Até que no ano passado conseguimos viabilizar este projeto. Com o interesse de duas outras empresas sobre essa ferramenta, decidimos organizar uma força tarefa para construí-la. Junto com a Ravvit da
Argentina, e da OpenMultimedia do México, começamos a colocar as mãos na massa.

Pesquisa, especificação e desenvolvimento

Durante alguns dias fizemos uma profunda analise de soluções existentes, tiramos algumas ideias e aprendemos muitas lições com os erros alheios. E com base nessas informações criamos um mockup para validar o conceito. Essa fase permitiu a consolidação dos conceitos básicos que seriam a base do desenvolvimento.  Veja o mockup original aqui.


O desenvolvimento inicial foi feito durante duas semanas em São Paulo, na sede da Simples Consultoria, durante o Caffecito Sprint.  Não vou detalhar muito o que aconteceu no Sprint, você pode ler os relatórios diários aqui mesmo no blog (em inglês apenas). O importante relatar é que depois dessas duas semanas tínhamos uma base bastante sólida e promissora.

Primeira vez e apresentações oficiais

Com essa base desenvolvida, o Cover foi colocado em produção pela primeira vez no site da VTV da Venezuela.  Ainda com tiles específicos desenvolvidos especificamente para o projeto, foi uma prova de fogo enfrentar o alto volume de acessos do portal, o que ajudou a mostrar que as escolhas de infra estrutura foram corretas.

Em outubro foi a vez e apresentar oficialmente o Cover para a comunidade internacional do Plone. Durante a Plone Conference apresentamos a solução e fizemos uma demonstração ao vivo, o que
surpreendeu muita gente e colocou o com como um dos grandes destaques da Conferência.

Você pode assistir esta palestra aqui: http://www.simplesconsultoria.com.br/blog/collective-cover-o-filme

Presente e futuro

Após a Plone Conference o Cover passou por um processo de amadurecimento. Lançamos a primeira versão alfa e finalizamos o desenvolvimento da maioria dos tiles.

Depois de diversos ajustes e correções de bugs,  o Cover vai entrar em produção em alguns grandes sites de noticias nos próximos dias, desta vez com pouquíssimas customizações. Nas últimas semanas tem passado por testes de diversos jornalistas e editores de conteúdo, seu publico final. E o resultado tem sido muito bom. Todos estão muito empolgados com as possibilidades que o Cover dá e tem nos ajudado muito com feedbacks e sugestões de melhoria.

Nas próximas semanas, após essa "onda" de validação e testes, teremos o release de mais uma versão do Cover, muito mais estável e completa. Ou seja, este é um bom momento de testar o Cover e nos enviar os seus feedbacks.

Você pode acompanhar o desenvolvimento do Cover aqui: https://github.com/collective/collective.cover

Orgulho e Agradecimentos

O resultado alcançado pelo Cover me orgulha muito. Tenho certeza que em pouco tempo ele vai mudar a maneira de trabalhar de muita gente, facilitando a vida de editores de conteúdo mundo a fora. E vai dar ao Plone um recurso quase que exclusivo nas comparações com outros CMSs por um bom período de tempo.

Não poderia deixar de terminar este longo post agradecendo todas as pessoas envolvidas no projeto, sem as quais nada disso (ou melhor, tudo isso) seria possível:

- André Nogueira
- Carlos de la Guardia
- Cleber J Santos
- Davi Lima
- Franco Pellegrini
- Gonzalo Almeida
- Héctor Velarde
- Juan A. Díaz
- Juan Pablo Giménez
- Ricardo Bánffy
- Silvestre Huens
- Thiago Tamosauskas

 

Document Actions
Spinner