Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections

Blog

You are here: Home Blog Recuperando arquivos deletados no Plone

Recuperando arquivos deletados no Plone

Posted by Thiago Tamosauskas at 17/12/2009 18:05 |
Filed under: ,
— filed under: ,

Deletou um arquivo ou uma pasta que não devia? Nem tudo está perdido. O Plone permite que o administrador veja o histórico de todas as ações feitas por seus usuários e dependendo do caso permite ainda a recuperação de conteúdos deletados.

Essa característica do sistema permite que você desfaça alterações feitas tanto nas configurações como no conteúdo de seus objetos. É uma tarefa relativamente simples, mas que pode eventualmente salvar o seu dia. Veja como fazer isso:

Primeiramente digite no final de sua url /undo_form

Fazendo isso você entrará na tela de Desfazer Ações. Note que esta é uma tela contextual, se você digital /undo_form logo depois da raiz do seu portal terá acesso a todas as últimas ações, se entrar numa área específica verá as ações apenas daquela pasta para dentro.

De qualquer forma você chegará a uma página semelhante a esta:

undo.gif


Agora é necessário encontrar a página que foi deletada. Ela poderá ser identificada no campo "Ação Realizada", que dará tanto o caminho até a pasta, seu título e a ação "Deleted", como no modelo abaixo:

undo2.gif

Depois de ter encontrado a ação que apagou seu arquivo, você poderá desfazê-lo. Para isso selecione-o com o checkbox a esquerda da tabela e então clique no botão 'Desfazer' no final da página.

Não vai haver nenhuma página de resultados, depois de desfeita você deve voltar para a pasta em questão e o conteúdo recuperado já deverá estar lá lhe esperando.

É importante ressaltar que mesmo que uma ação seja exibida na tabela, isso não é certeza de que você poderá desfazê-la. Isso acontece porque algumas transações posteriores podem modificar a pasta em questão ou usar o mesmo id anterior. Por isso, lembre-se que esse é um recurso de emergência e nunca substituirá o cuidado que o usuário deve ter com seus arquivos.

Document Actions
Spinner