Como usar jQuery no Plone

jQuery oferece uma vasta gama de possibilidades e recursos que podem ser amplamente usados pelos desenvolvedores web. De fato, ele é tão útil que já vem pré-instalado no Plone. No entanto o processo exato de instalação de um add-on pode ser um pouco confuso para quem não tem experiência. Pensando nisso separamos aqui o procedimento de uma maneira simplificada:

Em primeiro lugar suba para o seu site o add-on que quer instalar. Atenção, como mencionado acima, não é preciso subir novamente o arquivo jquery.js, pois este já está instalado no Plone.

O segundo passo é renomear o seletor '$' que vem na imensa maioria dos add-ons e mudá-lo para 'jq' ou 'jQuery'. Isso é importante para que o script não entre em conflito com outros scripts que já estajam instalados e operantes no Plone. Então, por exemplo se a chamada está $(”#portal-logo”), deve ficar jq(”#portal-logo”) ou jQuery(”#portal-logo”).

Depois disso entre na ZMI e em seu plonesite acesse o portal_javascripts. É aqui que são feitos os registros dos javascripts usados no seu site. Em ID/URL coloque o nome do seu arquivo. Deixe as opções Condition e Conditional Comment em branco e o tipo de compreensão 'safe'. A opção Merging allowed deve estar desabilitada também.

Vale dizer que o processo acima só funcionará para scripts bem feitos. Se eventualmente você se deparar com um add-on que insiste em não funcionar, existe ainda a última opção de registrar ele diretamente no template em que você o quer. No main_template temos um slot destinado para estas inclusões de javascript. Se este for o seu caso, esta é uma maneira prática de fazer isso:

<script type="text/javascript" tal:attributes="src string:$portal_url/SEU-JAVASCRIPT.js" ></script>