Discutindo a relação com Varnish 3 e Plone 4

Pois é, já é a segunda vez que dou palestra e posto aqui falando sobre o tema, dessa vez pude palestrar no Plone Symposium, o encontro da comunidade sulamericana de Plone que este ano aconteceu em Brasília, no Auditório do Interlegis.

Vejo no assunto tratado pontos positivos e negativos, infelizmente pelo que pude perceber como ponto negativo é que muitos ainda desconhecem o Varnish, e pior, desconhecem o que é um cache, muitos já ouviram falar, mas não estão tão preocupados em saber se tem um servidor de cache por trás do site.

Alo interessante é que com o assunto Diazo em questão, todo o resto do Plone parece desnecessário :) pelo menos para mim é o que ficou muito visível, e isso é bom claro, apesar da minha palestra não ter a ver com o Diazo, o Plone por padrão não vem com suporte a ESI / SSI (Edge side includes / Server side include), dai minha citação sobre o Diazo. 

"Hoje temos algumas formas que adicionar cache em partes de nosso site, isso mesmo, imagine você poder colocar um cache diferente para cada parte da sua Home, 5 minutos de cache em um portlet de imagens, 1 mês de cache para o rodapé do site, banners sem cache e assim vai." 

Não quero escrever aqui toda a palestra então você pode assistir a palestra ou e também visualizar os slides abaixo.

Varnish 3, Plone 4: Discutindo a Relação.

http://www.youtube.com/watch?v=QxG6TItDCfg

Varnish3, plone4: discutindo a relação

from

Cleber J Santos