As Melhores Intranets de 2012

O Ano de 2012 mal começou e o pessoal do use.it já divulgou sua lista com as 10 melhores intranets de 2012. Jakob Nielsen e sua turma prepararam um relatório de mais de 400 páginas com muitas imagens de tela para explicar o motivo da escolha dos vencedores.

Veja a seguir algumas das principais constatações do relatório sobre o perfil dessas empresas e como elas encaram seu portal corporativo:

Evolução contínua da Intranet

Um portal corporativo não pode ser lançado e esquecido. O design e as funcionalidades devem evoluir constantemente para atender as necessidades da empresa e do ambiente ao redor, que mudam diariamente. Entre os vencedores apenas um foi vencedor anteriormente, o que demostra claramente a necessidade de renovação constante.

Empresas menores possuem Intranets melhores

Entre os dez vencedores a média do número de funcionários é de 19.700. Três das empresas vencedoras possuem menos de 10 mil funcionários.  Esse número é bem menor do que os anos anteriores, quando a média era maior do que 30 mil funcionários.

As equipes cresceram

Apesar da queda no número de funcionários das empresas vencedoras, o número de profissionais envolvidos com o desenvolvimento do portal aumentou. Entre os vencedores a média passou para 15 profissionais, o que nos dá um número mágico aproximado de 1 especialista de internet para cada mil funcionários. Nesse número estão incluídos os especialistas da empresa e tambem parceiros externos de consultorias e agências.

Parceria

Oito dos dez vencedores contam com a ajuda externa no desenvolvimento e no design de sua solução de intranet. Na maioria dos casos existe uma grande parceria entre a equipe interna, que possui um grande conhecimento da empresa e do negócio e uma consultoria externa, que possui o conhecimento sobre a tecnologia e as práticas de design.

Mais detalhes sobre o relatório pode ser encontrado num rápido resumo publicado no use.it:
http://www.useit.com/alertbox/intranet_design.html

Além disso o relatório completo pode ser adquirido no website da Nielsen Norman Group por U$248,00. http://www.nngroup.com/reports/intranet/design/

Interessado em construir uma intranet de sucesso? Entre em contato e conheça o que a Simples Consultoria e o Plone podem oferecer.