Plone 4.3 fará as pazes com os designers

Um dos treinamentos mais legais que faço hoje em dia é sobre a criação de temas em Diazo. Embora sejam divertidos esses treinamentos mostram que o processo de criação de layouts para Plone ainda não é simples o suficiente para que todo e qualquer designer possa participar sem uma instrução prévia específica. felizmente estes dias parecem estar no fim, e muito em breve o Plone será um dos CMS mais amigável entre todos para a criação de temas.

A comunidade Plone colaborou recentemente com o Diazo Work Group de Los Angeles, da Universidade da California para dar um salto evolutivo em termos de  interface de design. O resultado é um editor fácil de ser usado que roda no próprio Plone e será acompanhado de ferramentas para criação avançada de temas e testes.

Tudo isso já estará disponível a partir do Plone 4.3. A idéia principal é que o usuário possa fazer upload de uma página estática com HTML e CSS e então por meio da ferramenta gerar automaticamente o XML com as regras do Diazo. Em outras palavras importar temas se tornará algo bem mais simples.

O resultado desses esforços é tornar a customização de layouts algo bem mais fácil e agradável dentro do Plone. Desta forma as portas do Plone estarão em breve  escancaradas para que novos designers (não-desenvolvedores) possam colaborar e criar seus temas sem precisar acessar o filesytem, rodar buildouts ou programar em python para implementarem seus temas.