Sites governamentais utilizando CMS Open Source

Depois que retuitei uma mensagem do @MacYET recebi diversas mensagens de pessoas perguntando pela fonte das informações. A mensagem mostrava uma rápida comparação sobre os principais CMS Open Source do mercado e o número de sites governamentais em que eles eram utilizados:

RT @MacYET: Open Source software used by .gov sites: 46 in Drupal, 30 in Joomla, 17 in Wordpress, 234 in #Plone #ploneconf2009 #gov20

 Como não encontrei a fonte, fiz uma pequena pesquisa e pelo que percebi, as informações foram coletadas diretamente nos sites das comunidades de cada um dos sistemas citados. Veja a tabela a seguir e compare os números com os links fornecidos:

CMS .gov sites
url
Drupal43http://groups.drupal.org/local-government e http://tinyurl.com/drupal-gov
Joomla30http://tinyurl.com/joomla-gov
Wordpress17http://tinyurl.com/wordpress-gov
Plone234http://tinyurl.com/plone-gov

Ou seja, as informações não são precisas, mas são fornecidas pelas próprias comunidades.

Esse assunto veio a tona depois que a Casa Branca adotou o Drupal, deixando toda a comunidade Drupal bastante empolgada com algumas excessões, que estão prevendo um desastre.

Prefiro não entrar no mérito desta discussão. Para nós, cabe festejar o grande número de websites governamentais feitos com o Plone. Boa parte deles são brasileiros, principalmente depois que a dobradinha Zope e Plone se tornou a principal recomendação do Governo Federal, como pode ser visto na cartilha publicada pelo Governo Federal.

E isso ainda sem falar do projeto Interlegis, que não está incluído nesse número. Só no Interlegis são mais de 120 câmaras municipais que tem seus sites feitos em Plone.

 Quem ainda não segue, aproveite para acompanhar no twitter o meu perfil e o da Simples: