Top 10 Perguntas sobre o Plone

Quanto custa o Plone?


Plone é um Software Open Source distribuída via GNU - General Public Licence (GPL) e é gratuito para fazer download, usar, personalizar e compartilhar. Sem custos de licença, os usuários do Plone usam seus recursos na personalização do sofware para suas necessidades específicas, criação de conteúdo, identidade visual e manutenção. Mesmo após o abatimento dos custos com uma consultoria, os custos totais da implementação de uma solução Plone será em geral significativamente menor do que uma solução proprietária como Sharepoint ou Vignette, que carregam os custos de licenciamento. Para organizações que não possuem uma equipe de desenvolvedores Plone, a assistência profissional e o suporte comercial estão disponíveis em mais de 300 consultorias ao redor do mundo. No Brasil a Simples Consultoria se propõe a cumprir este papel.

Como eu posso editar/criar conteúdo usando Plone?


Usuários podem editar e criar conteúdo em seus sites Plone de qualquer computador usando apenas seus navegadores. Basta entrarem com seus usuários no site para editar as páginas existentes, criar novas seções, remover conteúdo antigo, ou fazer upload de novos vídeos e fazer isso usando apenas um editor similar ao Microsoft Word.

Que bancos de dados o Plone integra?


O Plone vem com um banco de dados orientado a objeto confiável, seguro, fácil de administrar, conhecido como ZODB (Zope Object Database). Além dele, o Plone pode se comunicar facilmente com Active Directory, LDAP, Salesforce.com, bancos de dado SQL entre outros. Um produto gratuito do Plone chamado RelStorage também permite usar Oracle, MySQL e POstgreSQL para armazenar dados integrando seu site Plone com sua infraestrutura existente de modo a poder utilizar ferramentas familiares, clustering e failover.

O Plone é amigável com os mecanismos de buscas?


Enfaticamente sim. O Plone automaticamente encoraja utilização das melhores práticas de otimização para mecanismos de buscas, como URLs ricas em palavras chaves, descrições amigáveis e sitemaps adequados. Muitos sites mudam para o Plone imediatamente percebem um salto no rankeamento dos mecanismos de busca, e na qualidade e relevância dos resultados.  Como exemplo plone.org é um dos poucos websites no mundo que possuem Rangerank 9 de 10 segundo a classificação do Google, a mesma nota de sites significativos como IBM e Microsoft.

O Plone possui suporte multi-liguagem?


O Plone está traduzido em mais de 40 idiomas. Seu conteúdo pode ser gerenciado em mas de um idioma usando LinguaPlone, um produto gratuito. LinguaPlone provê aos criadores de conteúdo uma conveniente interface para adicionar conteúdos em diversos idiomas sem a necessidade de duplicar a estrutura do site.

O Plone possui suporte a visitantes com deficiência?


Plone cumpre e excede os padrões de acessibilidade estabelecidos pela W3C na WAI-AA e pelo Governo dos Estados Unidos no padrão 508. Organizações com obrigações legais quanto a acessibilidade frequentemente escolhem o Plone justamente por esta razão.

O Plone possui suporte a versionamento?


O Plone possui a característica de permitir aos usuários mapear mudanças e sucessivas versões de um documento escrito. Plone provê um histórico detalhado do documento que permite usuários comparar versões e reverter o conteúdo para uma versão anterior.

Quão escalável é o Plone?


O Plone é apropriado para sites pequenos e para os muito grandes. O Plone possui um poderoso sistema de cacheamento que permite configurar o site para otimizar ainda mais sua performance. Além disso os administradores de sites em Plone frequentemente usam aceleradores web como Squid e Varnish para incrementar a velocidade do site. Graças ao uso do Zope, Plone possui nativamente capacidades para clustering que permite ao website dividir a carga entre múltiplos servidores para gerenciar tráfegos intensos.

Quão seguro é o Plone?


O Plone oferece segurança superior sem sacrificar seu poder e extensibilidade. Como um produto OpenSource, um grande número de desenvolvedores continuamente revê seu código para melhorar seus aspectos de segurança. Esta abordagem pró-ativa é muito melhor do que a estratégia de esperar para ver o que acontece usada por soluções proprietárias que optam por manter os assuntos de segurança em segredo ao invés de resolvê-los prontamente.

Feito em Python e Zope, duas plataformas altamente seguras, o Plone possui tecnologia de ponta que permite obter os melhores níveis de segurança de todos os grandes CMS (Fonte:CVE). Por ser orientado a objetos, Plone não é vulnerável a ataques de SQL injection, que é um dos problemas de segurança mais comuns que afetam sistemas baseados em PHP/MySQL. O Sitema de ACL do Plone para permissionamento de usuários também garante que usuários apenas verão o conteúdo que deveriam ver. De fato, segurança é uma das principais razões do porque tantos usuários estarem mudando para o Plone.

Como o Plone se compara com Sharepoint, Drupal, Afresco e Joomla?


Plone é um verdadeiro CMS baseado em web com workflow (fluxo de trabalho) de publicação e recursos de gerenciamento de documentos, ao contrário de sistemas como Sharepoint ou Afresco que são primariamente  sistemas de gerenciamento de documentos com funcionalidades web limitadas.  Isso torna o Plone ideal para intranets, extranets ou websites. Plone pode ser personalizado para atender necessidades específicas de qualquer organização em termos de tamanho estrutural, tipos de conteúdo, regras de workflow, etc. Nem todo CMS oferece este mesmo nível de flexibilidade.  Por ser feito sobre o Python e o Zope , o Plone é muito seguro, razão essa que faz muitos usuários trocarem Joomla e Drupal pelo Plone.

Plone é 100% Open Source (código-aberto), pacotes lançados de versões estáveis podem ser baixadas gratuitamente. Não há necessidade de comprar licenças por servidor ou usuário para obter suporte comercial como acontece com Alfresco e Sharepoint, e a direção do futuro do projeto não está 'travada' em uma única empresa.

Este artigo é uma tradução e aprimoramento de texto em folheto distribuido pela Jazkarta e Abstract Edge, e originalmente escrito pela Netsight Solutions Ltd licenciado em Creative Commons.