Novo Plone 4 lançado: alavancando poder, performance e a experiência do usuário

A comunidade Plone elevou os padrões do mercado de CMS com o lançamento do Plone 4, sua mais rápida, amigável e lapidada versão. Confira as novidades.

Tradução do release oficial do Plone: http://plone.org/news/plone-4-released
Para mais informações sobre o Plone 4, fique a vontade para entrar em contato com a equipe da Simples Consultoria.

A comunidade Plone elevou os padrões do mercado de

Content Management Systems

(CMS) com o lançamento hoje do Plone 4, a mais rápida, amigável e lapidada versão do produto que ditou o ritmo de inovação da categoria CMS por quase uma década. O Plone 4 traz grandes melhorias de velocidade, escalabilidade e facilidade de uso, além de continuar a avançar suas fronteiras sobre as já conhecidas vantagens de segurança – inigualável – , de usabilidade, facilidade de instalação e de experiência inicial,

out-the-box.

"O Plone 4 baseia-se nas características e melhorias mais freqüentemente solicitadas pela sua comunidade mundial de usuários e desenvolvedores", diz o co-fundador do Plone e atual Líder de Experiência de Usuário do Firefox, Alexander Limi. "Nossos desenvolvedores e usuários pediram um melhor desempenho – o Plone 4 é muito mais rápido, exige menos memória, e funciona bem mesmo quando manipula arquivos gigantes. Eles também não queriam que sacrificássemos o que fazemos bem para chegar lá - e nós não sacrificamos. O Plone 4 não é somente mais poderoso – ele continua a melhorar em áreas pelas quais o Plone sempre foi reconhecido: usabilidade, segurança e, enfim, um CMS que é fácil de instalar, atualizar e parece excelente já na prateleira. "

Olhando para trás e analisando a evolução de 9 anos que o Plone e sua comunidade passaram, Limi está mais do que satisfeito. "O projeto se tornou muito maior do que eu pensava que poderia ficar. Às vezes nos esquecemos de quantas pessoas estão envolvidas com o Plone, e quantas pessoas deixaram para trás PHP e Java para criar empresas de sucesso em torno deste

software”.

Geir Bækholt, presidente da

Plone Foundation, tem uma visão similar. "Estou impressionado com quão profissional, madura e focada a comunidade Plone é. É raro no mercado de código aberto ver tantas empresas trabalhando com padrões tão elevados, tratando seus clientes e funcionários bem e administrando seus negócios de uma maneira sustentável. A melhor coisa a respeito do Plone é o fato de haver tantas empresas maduras e estáveis a usá-lo, com profissionais à altura. "

Por todas as suas melhorias técnicas e visuais, um dos papéis mais importantes do Plone 4 é construir a base para melhorias ainda mais emocionantes no Plone 5. Ele fornece a desenvolvedores e usuário inovações que eles podem usar hoje, permitindo-lhes desenvolver produtos e

websites

que estarão prontos para tirar pleno partido das futuras versões do Plone.

A lista de mudanças notáveis no Plone 4 inclui:

• significativas melhorias de desempenho
  • novo tema
  • melhorias de busca e indexação
  • dashboards

por grupos, para uma experiência de usuário mais personalizada
  • melhora maciça na manipulação arquivos grandes e multimídia
  • implementação de pastas nova e mais rápida
  • gestão mais poderosa de usuários e grupos
  • framework

de formulários dinâmicos baseado em

jQuery Tools

• melhor experiência de primeira inicial
  • mais suave experiência de

upgrade

• redução do consumo de memória
  • atualizações de infra-estrutura

Você pode conhecer cada um desses pontos em detalhe visitando

O Plone 4 já está disponível no

plone.org

como um

download

gratuito e de código aberto, com instaladores para a maioria dos principais sistemas operacionais - incluindo Windows, Mac, Linux e vários sabores de UNIX.

Sobre o Plone

O Plone está entre os 2% dos melhores projetos de código aberto no mundo, com 340 desenvolvedores principais e mais de 300 provedores de soluções em 57 países. O projeto é desenvolvido ativamente desde 2001 e está disponível em mais de 40 idiomas, tendo o melhor histórico de segurança de todos os

Content Management System.

O Plone é propriedade da

Plone Foundation, uma organização sem fins lucrativos.

Contatos com a imprensa

• Europa
    Geir Bækholt
    Presidente, Fundação Plone