Brasileiro é eleito para diretoria da Fundação Plone internacional

Érico Andrei, diretor da Simples Consultoria, empresa focada no desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação, acaba de ser eleito para a diretoria da Plone Foundation, organização sem fins lucrativos, criada em maio de 2004, para apoiar o desenvolvimento e aplicação do sistema de gestão de conteúdo Plone.

O Plone é um sistema de código aberto que permite gerenciar conteúdos em ambientes digitais de maneira simplificada, tornando fácil a criação, publicação e edição de novos materiais informativos ou institucionais.

Proprietária do código Plone, a Plone Foundation reúne 116 membros e mais de 340 desenvolvedores em 57 países. O Plone é hoje considerado um dos melhores projetos de código aberto em todo o mundo, em função do seu histórico de segurança em relação a qualquer CMS (sistema de gestão de conteúdo) e está disponível em mais de 40 idiomas para qualquer sistema operacional. É atualmente utilizado pela CIA, pela NASA e pelo governo brasileiro (sites www.brasil.gov.br ewww.planalto.gov.br).

Executivo com passagens pela Editora Abril, Microsoft Brasil e Vesta Technologies, com ampla experiência em tecnologia e treinamento, Érico Andrei é o primeiro brasileiro a integrar a diretoria da entidade, eleita por voto direto dos membros da fundação. Para ser membro é necessário ter feito contribuições significativas para o Plone, seja no desenvolvimento do código ou na sua divulgação. A entidade conta hoje com apenas quatro membros brasileiros.

Andrei foi eleito para o período de 2011-2012, com uma plataforma baseada na divulgação do código no Brasil e na América Latina, ou seja, em países de língua não inglesa. Ele foi o responsável pela organização do World Plone Day São Paulo em 2008, 2009 e 2010, e do Plone Symposium South America, realizado em 2009 e neste ano em São Paulo.

Sua candidatura completa está disponível no site da entidade: http://plone.org/foundation/meetings/membership/2011-membership-meeting/nominations/erico-andrei