Blog
Simples Consultoria na Plone Conference 2013
Para quem dormiu durante o último ano e ficou por fora da últimas novidades do mundo do Plone, segue uma informação importante: A Plone Conference de 2013 será realizada aqui no Brasil, em Brasília especificamente.
E já esta logo ali, na próxima semana nos dias 2, 3 e 4 de outubro.
E como não poderia deixar de ser, a nossa equipe vai participar com força total. Durante a semana da Plone Conference toda nossa operação será transferida para o Centro de Convenções Ulisses Guimarães.
Alem de participar, nossa equipe vai ministrar uma série de palestras nos 3 dias de evento. Confira a lista de palestras dos simplificadores:
Dia 02/10
Cleber J Santos
Sala Terry Gillian - 11:10
Diazo para todos
Thiago Garcia Tamosauskas
Sala John Cleese - 11:10
Collective.cover one year later
André Nogueira, Hector Velarde
Sala Terry Gillian - 15:50
Transmogrifying and Time Traveling Content into Plone
João Sebastião de Oliveira Bueno
Sala Terry Gillian - 16:40
V de Vinagre: A história por trás da história do momento que mudou o Brasil
Érico Andrei, André Nogueira
Sala Terry Jones - 17:20
Dia 03/10
Python en Argentina
Juan Pablo Giménez
Sala Michael Palin - 8:50
Dando Tchau ao Javascript
João Sebastião de Oliveira Bueno
Sala Grahan Chapman - 8:50
PloneGov.Br: Cadê o .br que estava aqui?
Érico Andrei, André Nogueira
Sala John Cleese - 11:10
Python dentro do LibreOffice
João Sebastião de Oliveira Bueno
Sala Terry Jones - 12:30
Dia 04/10
Single Sign On, Windows Server and Plone: A step by step approach
Cleber J Santos, Érico Andrei
Sala Terry Gillian - 8:50
Semantic: How to make your Plone look smarter
Juan Pablo Giménez, André Nogueira, Héctor Velarde
Sala Terry Gillian - 15:50
Meta Python - Just Because
João Sebastião de Oliveira Bueno
Sala Terry Jones - 15:50
Todo mundo odeia o Diazo
Thiago Garcia Tamosauskas, Cleber J Santos
Sala John Cleese - 16:40
Durante todo o evento estaremos disponíveis para todos que quiserem conversar sobre Plone, Gestão de COnteúdo, COmunidade, Futebol....
Nos vemos em Brasília!
Lista completa de palestras do evento: http://2013.ploneconf.org/ploneconf/schedule/talks-schedule
Embed multimedia as a content in a Plone site
Some of our costumers need to add multimedia files into Plone like regular content, so they can edit all metadata and add additional content. At the same time, it could be hard to have a dedicated structure to convert, store and stream your files.
In these cases we always recommend the use of sc.embedder, a Dexterity-based content type that allows users to add multimedia content from any provider that uses the oEmbed API without actually adding the file itself.
Check this screencast on how to add a YouTube video:
sc.embeder is on a public repo in GitHub, sou you can use, fork and contribute.
Nginx, SPDY agora é real.
Já faz um tempo, postei aqui no Blog falando sobre o suporte ao módulo SPDY que estava próximo de ser real no Nginx, venho acompanhando o assunto desde 2012, a discussão e testes no Google e no chromium.
Após ler sobre o assunto e começar a ver que também o Nginx estava iniciando testes com um módulo que daria suporte ao protocolo me entusiasmei a também inciar testes, então após algum tempo, cá estou eu para finalizar o post. De fato ainda não é um protocolo muito usado, não é um módulo que todos os SysAdmin estão avaliando e usando, creio que por que não saberem, por ainda não ser tão bem divulgado, mas acredito que de fato este se torne um padrão para acelerar conexões SSL, dado que o Google já está usando como padrão no seu buscador.
Desde a versão 1.3.15 do Nginx já temos suporte não nativo do módulo, isso significa que podemos compilar o Nginx e habilitar o suporte ao SPDY desde que tenhamos os requerimentos para isso.
Para quem deseja instalar e começar a utilizar, aqui vai a dica de como fazer, antes de mais nada gostaria de reforçar que, infelizmente tanto o IE quanto o Safari não suportam SPDY. Você poderá verificar a tabela de compatibilidade para suporte de protocolo de rede SPDY em navegadores de desktop e móveis.
Requerimentos.
- libssl 1.0.1+.
- libpcre 3, libpcre3-dev.
- Compilador C (ex. GNU C Compiler)
- Navegador com suporte ao SPDY (ex. Google Chrome)
Garantindo que o sistema atenda os requisitos podemos seguir instalando o Nginx com o suporte ao módulo, então façamos:
$ cd /tmp $ wget http://nginx.org/download/nginx-1.4.2.tar.gz $ tar -xzf nginx-1.4.2.tar.gz
$ cd nginx-1.4.2 $ ./configure --with-http_spdy_module --with-http_ssl_module $ make $ sudo make install
server { listen 127.0.0.1:443 ssl spdy; server_name mysite.com; access_log logs/ssl-access.log; error_log logs/ssl-error.log; ssl_certificate ssl/mysite.crt; ssl_certificate_key ssl/mysite.key; ...
Para testar você pode instalar no Chrome ou no Firefox uma extensão.
Collective.cover video
Check out this amazing screencast showing some collective.cover features. This vídeo was created and published by our friend Maurizio Delmonte (@mizodiel). Thank you very much for that!
Collective.Cover is a layout editor to easily create complex front pages in your Plone sites.
You can start using Collective.Cover right now: https://github.com/collective/collective.cover
Nova interface de layout do cover
Nos últimos dias o collective.cover passou por algumas boas modificações. Alem de melhorias no desempenho e no funcionamento de tiles, um dos destaques da nova versão é a interface da aba layout, que ficou muito mais fácil e intuitiva.
Agora os ícones representando os tiles são exibidos na parte superior de sua capa, ou seja, você pode arrasta-los diretamente para o lugar desejado. Para isso desenhamos uma série de ícones, tanto para os tiles padrão como para alguns tiles para produtos específicos, como você pode ver na imagem abaixo.
Mais detalhes sobre o Cover: https://github.com/collective/collective.cover
O nascimento do Cover
Durante o último ano dediquei uma boa parte do meu tempo a concepção e desenvolvimento do collective.cover. O Cover é um sonho antigo, cujos primeiros esboços e protótipos comecei a fazer a mais de 3 anos.
A principal ideia era resolver um dos maiores problemas da maioria dos CMSs: a edição da página inicial de um portal de uma forma muito simples. Nenhum CMS, open source ou proprietário, possui uma solução decente para isso. Mas ao mesmo tempo não poderia ser apenas uma ferramenta simples, ela deveria ser acima de tudo muito poderosa e com muitos recursos, como drag&drop, edição local de conteúdo e configuração da aparência dos destaques, por exemplo. Tudo feito pelo usuário, sem uma linha sequer de programação.
Mas como toda ideia complexa, essa não poderia ser uma iniciativa de uma pessoa só, nem de uma empresa apenas. Por isso essa ideia acabou ficando tanto tempo guardada no papel e nos diversos protótipos iniciais.
Até que no ano passado conseguimos viabilizar este projeto. Com o interesse de duas outras empresas sobre essa ferramenta, decidimos organizar uma força tarefa para construí-la. Junto com a Ravvit da
Argentina, e da OpenMultimedia do México, começamos a colocar as mãos na massa.
Pesquisa, especificação e desenvolvimento
Durante alguns dias fizemos uma profunda analise de soluções existentes, tiramos algumas ideias e aprendemos muitas lições com os erros alheios. E com base nessas informações criamos um mockup para validar o conceito. Essa fase permitiu a consolidação dos conceitos básicos que seriam a base do desenvolvimento. Veja o mockup original aqui.
O desenvolvimento inicial foi feito durante duas semanas em São Paulo, na sede da Simples Consultoria, durante o Caffecito Sprint. Não vou detalhar muito o que aconteceu no Sprint, você pode ler os relatórios diários aqui mesmo no blog (em inglês apenas). O importante relatar é que depois dessas duas semanas tínhamos uma base bastante sólida e promissora.
Primeira vez e apresentações oficiais
Com essa base desenvolvida, o Cover foi colocado em produção pela primeira vez no site da VTV da Venezuela. Ainda com tiles específicos desenvolvidos especificamente para o projeto, foi uma prova de fogo enfrentar o alto volume de acessos do portal, o que ajudou a mostrar que as escolhas de infra estrutura foram corretas.
Em outubro foi a vez e apresentar oficialmente o Cover para a comunidade internacional do Plone. Durante a Plone Conference apresentamos a solução e fizemos uma demonstração ao vivo, o que
surpreendeu muita gente e colocou o com como um dos grandes destaques da Conferência.
Você pode assistir esta palestra aqui: http://www.simplesconsultoria.com.br/blog/collective-cover-o-filme
Presente e futuro
Após a Plone Conference o Cover passou por um processo de amadurecimento. Lançamos a primeira versão alfa e finalizamos o desenvolvimento da maioria dos tiles.
Depois de diversos ajustes e correções de bugs, o Cover vai entrar em produção em alguns grandes sites de noticias nos próximos dias, desta vez com pouquíssimas customizações. Nas últimas semanas tem passado por testes de diversos jornalistas e editores de conteúdo, seu publico final. E o resultado tem sido muito bom. Todos estão muito empolgados com as possibilidades que o Cover dá e tem nos ajudado muito com feedbacks e sugestões de melhoria.
Nas próximas semanas, após essa "onda" de validação e testes, teremos o release de mais uma versão do Cover, muito mais estável e completa. Ou seja, este é um bom momento de testar o Cover e nos enviar os seus feedbacks.
Você pode acompanhar o desenvolvimento do Cover aqui: https://github.com/collective/collective.cover
Orgulho e Agradecimentos
O resultado alcançado pelo Cover me orgulha muito. Tenho certeza que em pouco tempo ele vai mudar a maneira de trabalhar de muita gente, facilitando a vida de editores de conteúdo mundo a fora. E vai dar ao Plone um recurso quase que exclusivo nas comparações com outros CMSs por um bom período de tempo.
Não poderia deixar de terminar este longo post agradecendo todas as pessoas envolvidas no projeto, sem as quais nada disso (ou melhor, tudo isso) seria possível:
- André Nogueira
- Carlos de la Guardia
- Cleber J Santos
- Davi Lima
- Franco Pellegrini
- Gonzalo Almeida
- Héctor Velarde
- Juan A. Díaz
- Juan Pablo Giménez
- Ricardo Bánffy
- Silvestre Huens
- Thiago Tamosauskas
Até logo Mr. Lepri!
Um agradecimento a um profissional que nos fez um time melhor.
Cafecito Sprint: the lost post
The long awaited first public release of collective.cover is finally available for download.
Uma empresa sem carros
Enquanto a maioria das empresas vive travando imensas batalhas para reduzir o consumo de copos plasticos, imprimir menos e incentivar carona, a Simples Consultoria tem um enorme orgulho de poder afirmar: Aqui ninguem trabalha de carro.
Isso mesmo que você ouviu, nenhum dos nossos funcionários e colaboradores, mesmo os que trabalham no escritório de São Paulo, utiliza carro para para ir e vir do trabalho. Muito gratificante saber que a qualidade de vida que pregamos desde o início tem ajudado a mudar a vida dos simplificadores não só dentro do escritório, mas em toda a sua vida.
Comparativo de CMS do Governo Federal
O Governo Federal iniciou no dia 20 de dezembro a Consulta Pública para a finalização da Cartilha Compartativa de Sistemas de Gestão de Conteúdo, que será publicada como orientação para todos os orgãos públicos que pretendem.
Essa cartilha é fruto do trabalho do Projeto Padrões Web em Governo Eletrônico (e-PWG) , do Programa de Governo Eletrônico, que fornece recomendações de boas práticas na área digital, com o objetivo de aprimorar a comunicação, o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do Governo Federal.
De acordo com as diretrizes do programa, apenas sistemas com código aberto ou software públicos estão listados na Cartilha. E o Plone está presente, apresentado como uma das ferramentas de Gestão de Conteúdo mais completas, seguras e fácil de usar.
Você pode conferir a prévia do documento e enviar seus comentários acessando o link a seguir:
https://www.consultas.governoeletronico.gov.br/ConsultasPublicas/consultas.do?acao=exibir&id=113
Entendendo a expiração/publicação de objetos no Plone
O Plone possui um recurso poderoso para agendar a publicação e despublicação de um conteúdo. Essa funcionalidade se usada com inteligência pode ser muito interessante, mas pode também causar certa confusão numa primeira abordagem. Para deixar as coisas mais claras Kees Hink publicou em seu blog um resumo simples mas valioso sobre o assunto:
- Quando um item chegar à sua data de expiração ele será marcado como "expirado" em vermelho.
- Um item cuja data de publicação ainda não tenha chegado não será marcado de forma nenhuma.
- Em ambos os casos, o item permanece "despublicado" mas não confunda isso com seu estado de workflow.
- Um item "despublicado" apenas não aparecerá nas listagens e buscas.
- Essas listagens e buscas incluem as listagens da pastas e coleções
- Contudo o dono do item de conteúdo ainda poderá vê-lo. Isso é útil porque as pessoas gostam de ver o conteúdo que criaram para seu site.
- A permissão que controla esse acesso é "Access inactive portal content."
- Itens expirados quando podem ser vistos em uma pasta serão devidamente marcados.
- Não há uma maneira rápida de ver itens em uma pasta que ainda não foram publicados.
- Quando você define um item despublicado como exibição padrão de uma pasta ele aparecerá para todos.
- Despublicar um item não afeta os usuários administradores. Eles sempre verão os itens não publicados em suas listas e buscas.
- Dar aos usuários normais permissão de "adicionar", "editar" e "revisar" em um item não faz esse item menos "despublicado" para eles.
- Uma maneira prática de permitir que usuários não administradores acessem um item despublicado é acessá-lo usando a URL direta do objeto.
Products.contentmigration saves the day
You write your transmogrifier pipeline, import content into Plone, see your images listed there just to -- at the last possible moment -- find out they were imported as files. No time to run the pipeline again... Then, the old, Products.contentmigration comes to rescue you
Collective Cover - O Filme
Confira o vídeo da palestra que demos durante a Plone Conference para mostrar o Collective Cover.
Alem deste, todas as outras palestras da Plone Conference já tem seus vídeos publicados, confira: https://www.youtube.com/user/ploneconf2012
Raiders of the lost katana
To immortalize the greatest event of the Plone community in 2012, nothing better than publish a free Plone theme for Diazo.
Donwload now: https://github.com/simplesconsultoria/beyondskins.lostkatana
Plone 4.3 fará as pazes com os designers
Um dos treinamentos mais legais que faço hoje em dia é sobre a criação de temas em Diazo. Embora sejam divertidos esses treinamentos mostram que o processo de criação de layouts para Plone ainda não é simples o suficiente para que todo e qualquer designer possa participar sem uma instrução prévia específica. felizmente estes dias parecem estar no fim, e muito em breve o Plone será um dos CMS mais amigável entre todos para a criação de temas.
A comunidade Plone colaborou recentemente com o Diazo Work Group de Los Angeles, da Universidade da California para dar um salto evolutivo em termos de interface de design. O resultado é um editor fácil de ser usado que roda no próprio Plone e será acompanhado de ferramentas para criação avançada de temas e testes.
Tudo isso já estará disponível a partir do Plone 4.3. A idéia principal é que o usuário possa fazer upload de uma página estática com HTML e CSS e então por meio da ferramenta gerar automaticamente o XML com as regras do Diazo. Em outras palavras importar temas se tornará algo bem mais simples.
O resultado desses esforços é tornar a customização de layouts algo bem mais fácil e agradável dentro do Plone. Desta forma as portas do Plone estarão em breve escancaradas para que novos designers (não-desenvolvedores) possam colaborar e criar seus temas sem precisar acessar o filesytem, rodar buildouts ou programar em python para implementarem seus temas.
Comunidade brasileira na Ploneconf
O terceiro e último dia da Plone Conference foi o mais tranquilo para mim. Apresentação feita no dia anterior, foi mais fácil ficar de olho nas palestras e nas conversas de corredor, a parte mais interessante da Plone Conference. Nessa edição da Ploneconf, seis brasileiros estiveram presentes, alem do mexicano-brasileiro Hector Velarde. Desses seis, dois tiveram palestras nesse dia, mas como já conheço muito bem o Xiru e o Marcio Mazza, aproveitei para ver palestras diferentes, como a palestra do pessaol da PretaWeb da Austrália e uma interessante comparação entre o Plone e o Sharepoint.
Mas o ponto alto do dia foi a divulgação do resultado do primeiro Ploneawards, um prêmio criado para destacar as maiores e melhores inovações na comunidade Plone durante o ano. E os vencedores desse ano foram Jean Ferri e Cynthia Cinquini (e toda a comunidade Plone.gov.br) . Para mais detalhes veja o site do prêmio: http://ploneawards.com/
Parabens a Comunidade Plonegovbr por mais essa conquista!
Keep Calm and Plone in Brazil
Collectice.cover pega pra capa
O Plone é uma excelente ferramenta de gestão de conteúdo, não é surpresa portanto que seja escolhido para portais de notícias e sites com grande produção de informação. Entretanto sites deste porte exigem sempre a edição de uma ou mais capas editoriais, seja na página inicial ou em subseções. Uma maneira de organizar e apresentar todo conteúdo produzido. O Plone já possuiu alguns produtos específicos para isso mas eles sempre apresentaram barreiras ou serem complexos demais ou por não serem flexíveis o bastante. Com o lançamento do collective.cover esses obstáculos foram finalmente superados.
O collective.cover nasceu graças a um esforço conjunto da Comunidade Plone da América do Sul durante o primeiro "Cafecito Sprint" e foi criado tendo foco em portais de notícias, sites governamentais e intranets mas de uma maneira que fosse flexível o bastante para ser usado sem nenhuma dificuldade por sites menores.
Toda edição é feita por meio de páginas simples e interfaces drag-and-drop. Em primeiro lugar você cria sua capa ("cover") escolhendo entre um dos layouts pré-definidos ou criando um novo do zero. Depois disso você seleciona "screenlets" que nada mais são do que maneiras diversas de apresentar um conteúdo. Um screenlet pode ser uma coleção de itens, um destaque único ou mesmo um carrossel de slides, entre outras opções. Um detalhe importante é que uma vez construído esse layout ele pode ser salvo para ser usado em outros lugares no seu mesmo Plone site.
Com seu layout pronto você agora só precisa se preocupar com a gestão do conteúdo propriamente dita, ou seja, selecionar as notícias ou páginas arrastando elas para seus respectivos screenlets. Este é um ponto importante porque significa que a diagramação foi separada com perfeição da edição de conteúdo de maneira que durante o dia a dia ao mudar os destaques de uma página o usuário do site não precisará preocupar-se com detalhes técnicos desnecessários.
Apesar de ser um produto novo o Collective.cover já foi muito bem recebido pela Comunidade Plone internacional e, foi apresentato por André Nogueira e Hector Velarde da Simples Consultoria recentemente na Plone Conference e já está em uso em alguns sites como o da VTV - TV Estatal da Venezuela . Se você se interessou em conhecer ou mesmo colaborar com este produto acesse o repositório: https://github.com/collective/collective.cover
Collective Cover na Plone Conference
O segundo dia da conferência foi o dia da minha apresentação. Confesso que fiquei bastante nervoso com a situação. Era minha primeira palestra numa Plone Conference, minha primeira vez fazendo uma palestra e ingês e para completar o cenário a sala estava muito cheia, com várias figuras importantes da comunidade.
O resultado foi muito bom, as pessoas gostaram muito do cover. Veja a seguir a apresentação:
Primeiro dia na Plone Conference
Depois de vários anos trabalhando com Plone, resolvi pela primeira vez participar pessoalmente da Plone Conference. Para quem não conhece, a Plone Conference é o evento mais importante da comunidade Plone, onde todos os desenvolvedores e colaboradores se encontram para trocar experiências e conversar sobre o futuro do Plone.
Este ano o evento acontece em Arnhem, Holanda, uma cidade pequena mais muito interessante, próximo da fronteira com a Alemanha. Arnhem ficou mundialmente famosa por uma batalha acontecida durante a segunda guerra mundial, que foi imortalizada no filme A Bridge to far.
O primeiro dia não poderia ser melhor. Pude conhecer pessoalmente diversas pessoas com quem trabalho quase que diariamente, e fiquei muito surpreso com a receptividade que tive. Todos estavam ansiosos para me conhecer e conversar comigo.
E logo na primeira palestra fui citado nominalmente pelo meu trabalho na organização do World Plone Day, como você pode ver na imagem ao lado.
E para terminar o dia fizemos uma Palestra relâmpago para contar a toda a comunidade da intenção da Plone Gov BR de realizar a a Plone Conference de 2013 na cidade de Brasília. Pela reação da platéia, me parece um caminho sem volta. Basta fazer um trabalho bem feito que a Plone Conference será realizada no Brasil pela primeira vez.
Em resumo, foi um dia muito bom, espero trazer mais novidades amanhã.