Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections

Blog

You are here: Home Blog

Blog

Search Engine Optimization (SEO) e o Plone

Posted by André Nogueira at 31/01/2012 17:11

Uma das perguntas que mais escuto durante os cursos de Gestão de Conteúdo que ministramos pelo Brasil é como podemos melhorar o desempenho de um site nos mecanismos de Busca. Para ajudar com a resposta, fiz essa apresentação no ano passado durante o World Plone Day que realizamos aqui em São Paulo.

Nela mostro tudo o que o Plone já faz a respeito e as principais ações que você pode ter com seu conteúdo para alcançar melhor resultados. Confira:

 

| Comentários

As Melhores Intranets de 2012

Posted by André Nogueira at 20/01/2012 11:42

O Ano de 2012 mal começou e o pessoal do use.it já divulgou sua lista com as 10 melhores intranets de 2012. Jakob Nielsen e sua turma prepararam um relatório de mais de 400 páginas com muitas imagens de tela para explicar o motivo da escolha dos vencedores.

Veja a seguir algumas das principais constatações do relatório sobre o perfil dessas empresas e como elas encaram seu portal corporativo:

Evolução contínua da Intranet

Um portal corporativo não pode ser lançado e esquecido. O design e as funcionalidades devem evoluir constantemente para atender as necessidades da empresa e do ambiente ao redor, que mudam diariamente. Entre os vencedores apenas um foi vencedor anteriormente, o que demostra claramente a necessidade de renovação constante.

Empresas menores possuem Intranets melhores

Entre os dez vencedores a média do número de funcionários é de 19.700. Três das empresas vencedoras possuem menos de 10 mil funcionários.  Esse número é bem menor do que os anos anteriores, quando a média era maior do que 30 mil funcionários.

As equipes cresceram

Apesar da queda no número de funcionários das empresas vencedoras, o número de profissionais envolvidos com o desenvolvimento do portal aumentou. Entre os vencedores a média passou para 15 profissionais, o que nos dá um número mágico aproximado de 1 especialista de internet para cada mil funcionários. Nesse número estão incluídos os especialistas da empresa e tambem parceiros externos de consultorias e agências.

Parceria

Oito dos dez vencedores contam com a ajuda externa no desenvolvimento e no design de sua solução de intranet. Na maioria dos casos existe uma grande parceria entre a equipe interna, que possui um grande conhecimento da empresa e do negócio e uma consultoria externa, que possui o conhecimento sobre a tecnologia e as práticas de design.

Mais detalhes sobre o relatório pode ser encontrado num rápido resumo publicado no use.it:
http://www.useit.com/alertbox/intranet_design.html

Além disso o relatório completo pode ser adquirido no website da Nielsen Norman Group por U$248,00. http://www.nngroup.com/reports/intranet/design/

Interessado em construir uma intranet de sucesso? Entre em contato e conheça o que a Simples Consultoria e o Plone podem oferecer.

| Comentários

Cmsui: Uma nova maneira de editar conteúdo no Plone

Posted by André Nogueira at 03/10/2011 11:39

Nos próximos dias vamos começar a publicar aqui no blog todas as palestras ministradas pelos simplificadores durante a PythonBrasil [7] , que foi realizada em São Paulo entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro.

A primeira a ser publicada é a palestra Cmsui: Uma nova maneira de editar conteúdo no Plone que ministrei na sexta-feira. A idéia principal da palestra era mostrar a evolução da edição de conteúdo no Plone e os caminhos que estamos seguindo para as próximas versões. Aproveitem e aguardem as outras palestras que serão publicadas nos próximos dias.

 

| Comentários

Google Analytics e a busca dentro do seu Plone Site

Posted by André Nogueira at 01/09/2011 12:24
Google Analytics e a busca dentro do seu Plone Site

Muita gente gostaria de poder conhecer melhor as estatísticas da busca interna do seu Plone site. Imagine só saber informações como quais são os conteúdos mais buscados, a quantidade de vezes que a busca foi utilizada, os objetos mais encontrados, entre outras coisas.

A boa notícia é que se você usa  o Google Analytics para gerar as estatísticas do seu Plone site é muito fácil ter acesso a esses dados. Basta fazer um pequeno ajuste de configuração no próprio Analytics para que ele começe a analisar a busca do seu site.

Segue um passo a passo bem rápido:

  1. Faça Login no Google Analytics;
  2. Clique em 'edit' ao lado do perfil do site que deseja configurar;
  3. Na página seguinte, clique no link 'edit' que fica na caixa 'Main Website Profile Information';
  4. Na área 'Site Search' marque a opção 'Do Track Site Search';
  5. No campo 'Query Parameter' informe o valor 'SearchableText';
  6. Clique no botão 'Save Changes' que fica no final da página.


Pronto, a partir de agora o Google Analytics vai começar a analisar a busca do seu site e você terá acesso aos dados. Esses dados estarão disponíveis dentro da das estatísticas dentro do menu 'Content' do seu relatório, na opção 'Site Search'

| Comentários

Twitter e Facebook no Plone

Posted by André Nogueira at 20/04/2011 11:35
Twitter e Facebook no Plone

Nos últimos meses dificilmente vemos um novo site que não tenha os botões para compartilhar o conteúdo da página com seus amigos e seguidores no Facebook e Twitter. Foi por isso que resolvemos "gastar" algumas horas na criação de um produto Plone para adicionar esses dois recursos nas páginas dos sites.

O Social Like, como foi informalmente batizado por nossa equipe, basicamente adiciona as páginas do Plone, logo abaixo do título, os botões de compartilhar do Twitter e Facebook. Alem dos botões ele mostra o número de vezes que a página foi twitada ou compartilhada.

O produto, obra do @cleberjsantos, também possui uma tela de configuração que permite alterar alguns parâmetros dos botões, como a posição dos números e os tipos de conteúdo que devem exibir os botões por exemplo.

Veja como utilizar o produto no site do Plone:
http://plone.org/products/sc.social.like

| Comentários

Como vai ser o World Plone Day em São Paulo

Posted by André Nogueira at 18/04/2011 13:15
Como vai ser o World Plone Day em São Paulo

A todos que perguntaram, eis a resposta: sim, vamos realizar um evento para o World Plone Day em São Paulo este ano. O World Plone Day, ou WPD, é um evento realizado simultaneamente em todo o mundo pela comunidade Plone e tem por objetivo falar do Plone e divulgar os seus benefícios.

 Este ano vamos realizar um evento pequeno e bastante restrito, com foco na troca de informação e não apenas com palestras. Ele será realizado no Pto de Contato, um belíssimo espaço de cooworking próximo a avenida Paulista.

Confira alguns detalhes:

Data: 27 de abril de 2011, das 9h as 13h
Local: Pto de Contato - Jardins Rua Augusta, 2690 | 3° andar | São Paulo - Brazil

A programação provisória é a seguinte:

  • Novidades sobre o Plone 4.0 e 4.1
    Todos as novidades do Plone 4 e do Plone 4.1, que será lançado nos próximos dias
  • Acessibilidade e o Plone
    O que é acessibilidade e o que o Plone faz a respeito disso. Dicas de como produzir conteúdo no Plone mantendo a acessibilidade.
  • SEO e o Plone
    Entenda melhor o que é SEO, conheça tudo que o Plone já faz a respeito e aprenda dicas úteis na hora de escrever seus textos e organizar seu conteúdo.
  • Mesa Redonda: Edição da Página Inicial
    Discussão sobre as melhores práticas para editar e construir a página inicial de um portal. Com a ajuda de todos vamos esboçar uma ferramenta mais adequada para a edição de Homes no Plone.

 

A programação  final, com horários e nome dos palestrantes será divulgada nos próximos dias com o lançamento do site oficial do evento.

 As inscrições são gratuitas e limitadas e já podem ser feitas provisoriamente pelo formulário de contato do site. Qualquer dúvida é só entrar em contato comigo, por email ( andre at simples..... ) ou pelo twitter @agnogueira.

 

 

| Comentários

Vulnerabilidades nos principais CMS's do mercado nos últimos 5 anos

Posted by André Nogueira at 03/02/2011 11:30

Depois da divulgação da vulnerabilidade descoberta pela equipe de segurança do Plone, resolvi procurar referências sobre ocorrências do mesmo tipo nos principais CMS's open source do mercado.

Recebi a indicação do CVE, Common Vulnerabilities and Exposures, como a melhor referência na área. O CVE é um grande catálogo de todas as vulnerabilidades encontradas em softwares, sistemas e banco de dados. Lá uma vulnerabilidade é cadastrada, recebe um nome único e um texto com sua descrição e a correção.

A busca por Plone resultou numa pequena lista de 12 ocorrências (serão 13 assim que esta última for cadastrada): http://cve.mitre.org/cgi-bin/cvekey.cgi?keyword=plone

Fiz o mesmo com outros sistemas conceituados: Wordpress, Drupal e Joomla. Nesses casos a conta foi um pouco mais trabalhosa, mas fiz uma pequena tabela com os dados desses 4 CMS's ao longo dos últimos 5 anos.

Com os dados em mãos, resolvi utilizar o Many Eyes da IBM, um software especializado em criar gráficos, que conheci durante a palestra da Fernanda Viegas no TedxSão Paulo.

Depois de algumas tentativas cheguei no gráfico abaixo, que ilustra bem as ocorrências de vulnerabilidade nos CMS's open source:

Vulnerabilidades nos CMS's open source nos últimos 5 anos

 Você pode interagir com o gráfico diretamente no site do Many Eyes acessando este link:
http://www-958.ibm.com/software/data/cognos/manyeyes/visualizations/cms-security

Ou ainda, pode utilizar a base de dados para criar o seu próprio gráfico:
http://www-958.ibm.com/software/data/cognos/manyeyes/datasets/694f01602f1611e0834d000255111976/versions/1

| Comentários

Arquitetura da Informação e Design para Plone

Posted by André Nogueira at 06/01/2011 16:38

Algumas dicas e informções úteis para quem vai trabalhar com o Plone

| Comentários

Read More…

Como instalar o Plone 4 para testes no seu computador

Posted by André Nogueira at 04/09/2010 20:15

Atenção: Os passos deste post estão desatualizados.
Acesse aqui a versão mais atual de como instalar o Plone WIndows

================

Essa semana foi bastante movimentada para toda a comunidade do Plone com o lançamento do Plone 4. Depois de ler sobre o lançamento, muita gente ficou com vontade de experimentar o Plone 4 e ver como as coisas funcionam nessa nova versão.

Para ajudar um pouco aos novos entusiastas e aos que não tem muita familiaridade com os procedimentos tradicionais de instalação, vou escrever aqui um rápido tutorial de como instalar o Plone no seu computador de uma maneira bem fácil, usando o instalador. Fique tranquilo, você não vai precisar de nenhum conhecimento de redes ou programação.

Baixando o arquivo e iniciando a instalação

O primeiro passo, como era de se imaginar, consiste em acessar o site do Plone para baixar a nova versão. Isso pode ser feito diretamente desta página: http://plone.org/products/plone.

Escolha o arquivo de instalação para o seu sistema operacional e faça o download. Nesse tutorial vamos usar como exemplo a instalação para windows utilizando o windows 7. 

O arquivo para windows tem 32MB e deve demorar alguns minutos para baixar. Assim que terminar, basta executar o arquivo para iniciar o processo.

Ao executar o arquivo, você deve receber uma mensagem perguntando se você realmente deseja executar o arquivo.

Instalação do Plone 4 - Tela 01

Clique no botão "Executar" para permitir a instalação. Em alguns casos, de acordo coma configuração de seu computador, você pode ver uma segunda janela perguntando se você autoriza o programa Plone.exe a relaizar modificações em seu computador. Dê a permissão para continuar.

A próxima tela que você vai ver é a tela do inicio da instalação propriamente dita:

Instalando o Plone 4 - Tela 02

Como dá pra imaginar, basta clicar em "Next" para prosseguir no processo e iniciar o wizard, que vai te guiar na instalação. Os passos são bem simples e intuitivos, mas mesmo assim vamos a eles:

1. local de instalação

Instalando o Plone 4 - Tela 03

Escolha o local onde ficarão os arquivos do Plone. Caso não tenha uma boa razão, mantenha a pasta sugerida e clique mais uma vez em "Next".

2. Definição da senha de administrador

 Instalando o Plone 4 - Tela 04

Nesse passo você precisa definir a senha do administrador do seu site Plone. É com ela que você poderá fazer login no site, por isso guarde bem essa senha. Como este é apenas um site para teste, utilize um nome de usuário e senha fácil de lembrar. No meu exemplo vou utilizar o usuário admin e a senha admin.

3. Iniciar a instalação

Instalando o Plone 4 - Tela 05

Nesta tela tudo o que você tem a fazer é se certificar que escolheu as opções corretas. Caso queira fazer alguma alteração, basta clicar no botão "Back". Caso esteja tudo certo, basta clicar no botão "Install".

4. Instalando

Agora você não precisa fazer mais nada. Nos próximos minutos o instalador vai descompactar todos os arquivos em seus devidos lugares e ajustar todos as configurações. Depois de alguns minutos, você verá a seguinte tela:

Instalando o Plone 4 - Tela 05

Caso queira que o Plone seja executado toda vez que iniciar o seu computador, marque a primeira opção. Mas isto não é necessário, pois você poderá iniciar o Plone sempre que quiser utilizando um atalho que foi criado no menu iniciar. 

Deixe a segunda opção marcada para iniciar a tela de controle do Plone e clique no botão "Finish".
Pronto, agora o Plone está devidamente instalado em seu computador.

Iniciando o Plone

Agora que o Plone está instalado, veja como deixa-lo disponível para o uso.

1. Iniciando o servidor

Instalando o Plone 4 - Tela 07

Para seu site ficar disponível, o primeiro você precisa iniciar a sua instancia. Faça isso clicando no botão "Start Instance".

2. Criando seu site

Instalando o Plone 4 - Tela 08

Agora que o servidor está ativo, clique no botão "Create/View Plone Site...". Dessa maneira você será redirecionado para o endereço http://localhost:8080/ em seu navegador padrão. A tela exibida será a seguinte:

Instalando o Plone 4 - Tela 09

Agora para criar seu site basta clicar no botão "Criar um novo site Plone...".
Neste momento você vai precisar dos dados definidos nos passos anteriores. Informe seu nome de usuário, senha e clique no botão "Fazer Login".

3. Dados do seu site

Estamos quase lá. Agora você só vai precisar definir os dados básicos de seu site. Na página seguinte informe o identificador do seu site, que é o nome que será utilizado como endereço do seu site. Por exemplo, se escolher Plone, o endereço local do seu site será http://localhost:8080/Plone.
Informe também o título, o idioma e clique no botão "Criar site Plone".

Divirta-se

Pronto, isso é tudo. Seu site foi criado, e você será redirecionado automaticamente para a página inicial, onde poderá testar o Plone e se divertir com os novos recursos. Você pode, por exemplo, editar o texto da página inicial ou adicionar novos itens ao portal.

Se ainda não sabe muito bem o que pode fazer, aguarde nossos próximos posts com algumas dicas legais para fazer no seu site Plone.

 

 

| Comentários

Deco funcionando pra valer

Posted by André Nogueira at 03/09/2010 11:46

Enquanto todos ainda estão conhecendo as novidades do Plone 4, que foi lançado no dia primeiro de setembro, a equipe de UI do Plone já trabalha duro pensando no futuro.

Na última semana foi realizado na Holanda um sprint para colocar o Deco finalmente para funcionar. Além de corrigir uma série de bugs eles construiram o que pode ser considerado o primeiro site feito utilizando Deco: http://www.decobrewery.com/site/

Mais do que o resultado final, o interessante é assistir o vídeo a seguir com alguns detalhes de funcionamento do Deco:

Para mais vídeos e detalhes, leia o post completo sobre o sprint no blog da fourdigits.

| Comentários

Python Brasil 6 em Curitiba

Posted by André Nogueira at 26/08/2010 12:06

A Python Brasil 6, que será realizada em Curitiba no mês de outubro, promete ser uma das melhores (se não a melhor) edição do evento já realizada. A organização divulgou que alcançou o novo recorde no envio de trabalhos. Mais de 70 trabalhos foram cadastrados e depois de aprovados entrarão para a grade de palestras e treinamentos, junto com alguns palestrantes internacionais .

 

A grade oficial será divulgada no dia 6 de setembro. Mas não perca tempo, garanta já sua vaga, faça agora sua inscrição.

Mais detalhes: http://www.pythonbrasil.org.br

 

| Comentários

Plone 4 quase pronto, com a tradução português 100%

Posted by André Nogueira at 26/07/2010 22:42

Neste último domingo fizemos o commit da tradução das últimas linhas do Plone 4 que ainda não estavam em português. Isso significa que já no primeiro release do Plone 4 (RC1)  teremos sua interface totalmente traduzida para o Português brasileiro.

A versão release candidate 1 será lançada nos próximos dias, e vem aí com muitas novidades e grandes recursos que você pode ver com mais detalhes em um post que fizemos anteriormente.

Então fica a dica para quem pretende fazer testes do Plone 4: não esqueça também de avaliar a tradução. E caso tenha alguma coreção ou sugestão, fique a vontade para mandar para nós. Toda a comunidade Plone no Brasil agradece antecipadamente.

| Comentários

Habilitar suporte a Flash no Kupu

Posted by André Nogueira at 16/07/2010 20:30

Não, Kupu não é um palavrão. Kupu é o nome do editor visual padrão do Plone na versão 3. E uma das solicitações de customização mais comum que recebemos de nossos clientes é a possibilidade de inserir aqrquivos flash nas páginas do site de maneira fácil utilizando o Kupu.

Então veja a seguir como resolver essa questão com dois enfoques diferentes:

1. FLASH EXTERNO

O Kupu, editor visual do Plone, filtra algumas tags por padrão, entre elas algumas tags utilizadas para a inclusão de arquivos flash. Para permitir que um arquivo Flash seja exibido em páginas normais será preciso alterar algumas configurações na filtragem de HTML.

Para fazer isso siga os seguintes passos:

  1. Vá até Configurações do site / Filtragem de HTML;
  2. Remova as tags “embed” e “object” do grupo Tags ofensivas;
  3. Remova a tag “param” do grupo Tags Removidas;
  4. Em tags personalizadas, adicione a tag “embed” e clique em Salvar;
  5. Vá para a página Configurações do site / Editor visual / Barra de Ferramentas;
  6. Marque a opção “embed-tab” e clique em Salvar.

Agora você poderá adicionar uma tag de flash, como por exemplo vídeos do Youtube diretamente do editor de texto do Plone. Para adicionar faça o seguinte:

  1. Em uma área de texto, clique na opção “inserir link externo”;
  2. Na sequencia, clique na aba “Embutir objeto Externo” e cole o seu código HTML.

2. HABILITANDO FLASH COMO CONTEÚDO

Para utilizar arquis swf que estão no site, é necessário instalar o produto adicional ATFlashMovie. Este produto cria um novo tipo de objeto específico para adicionar arquivos swf.

Após a instalação, basta alterar a seguinte configuração:

  1. Vá até Configurações do site / Editor visual / Tipos de recurso;
  2. Adicione o objeto FlashMovie ao grupo “mediaobject”.
  3. Na área “URL de ações” adicione o tipo FlashMovie com as seguintes opções:
    - pré-visualização: string:${object_url}/download
    - normal image: string:${object_url}/download
    - type: Flash

Depois dessa alteração os arquivos swf adicionados ao site poderão ser adicionados ao site da mesma maneira que se adiciona uma imagem.

 
| Comentários
Document Actions
Spinner