Botões para compartilhar nas redes sociais.

Cada vez mais tem crescido o número de redes sociais, e claro não tem melhor maneira de divulgar e compartilhar posts do seu Blog e notícias do seu WebSite ou portal se não através dessas redes. Você já deve ter visto em outros sites, botões para compartilhar posts nas principais redes sociais, como Twitter e Facebook.

Existem diversos produtos que proporciona funcionalidades de compartilhamento para essas redes, e dentre estes vou falar de dois que são:

Ambos os produtos nos proporcionam recursos de compartilhamento de conteúdos do nosso site Plone, porém cada qual tem sua caracteristica, o sc.social.like é um produto mais simples que após instalado irá provê os botões para compartilhamento do Twitter e Facebook, estes botões ficam localizados logo abaixo do título do conteúdo em questão.

Tendo uma interface de configuração no qual pode-se alternar entre os botões recomendar e Curtir do Facebook, e as disposições vertical ou horizontal de ambos os botões, assim como configurações para quais tipos de conteúdos serão exibidos.

Enquanto o sc.social.bookmarks mostra-se como um produto mais completo, provendo um número maior de redes sociais para compartilhamento como Delicious, Digg, Reddit e Twitter e etc... Sendo 62 serviços já inclusos, ao contrário do sc.social.like, ele se dispõe no roda pé do conteúdo.Também é configurável, no qual  pode-se escolher em para quais tipos de conteúdos será exibido.


Qual devo usar?

Como dito, cada qual tem suas caracteristicas, ainda que pareçam servir para o mesmo propósito, temos aqui um produto mais simples e outro mais completo, cabe a você escolher qual usar, o bookmarks não tem por exemplo um contador como no caso dos botões do like, neste caso para sites que desejam mostrar e também saber quantas vezes foram compartilhados determinado conteúdo de seu site, é mais recomendado o uso do like.

Agora para sites que apenas querem disponibilizar aos seus usuários um maior número de redes para que possam compartilhar, fica a recomendação o uso do bookmarks, ou ainda pode-se utilizar ambos, e aproveitar o que cada qual dispõe. Seja qual for a sua escolha, estes são produtos que acredito serem essenciais em um site.