Collectice.cover pega pra capa

O Plone é uma excelente ferramenta de gestão de conteúdo, não é surpresa portanto que seja escolhido para portais de notícias e sites com grande produção de informação. Entretanto sites deste porte exigem sempre a edição de uma ou mais capas editoriais, seja na página inicial ou em subseções. Uma maneira de organizar e apresentar todo conteúdo produzido. O Plone já possuiu alguns produtos específicos para isso mas eles sempre apresentaram barreiras ou serem complexos demais ou por não serem flexíveis o bastante. Com o lançamento do collective.cover esses obstáculos foram finalmente superados.

O collective.cover nasceu graças a um esforço conjunto da Comunidade Plone da América do Sul durante o primeiro "Cafecito Sprint"  e foi criado tendo foco em portais de notícias, sites governamentais e intranets mas de uma maneira que fosse flexível o bastante para ser usado sem nenhuma dificuldade por sites menores. 

Toda edição é feita por meio de páginas simples e interfaces drag-and-drop. Em primeiro lugar você cria sua capa ("cover") escolhendo entre um dos layouts pré-definidos ou criando um novo do zero. Depois disso você seleciona "screenlets" que nada mais são do que maneiras diversas de apresentar um conteúdo. Um screenlet pode ser uma coleção de itens, um destaque único ou mesmo um carrossel de slides, entre outras opções. Um detalhe importante é que uma vez construído esse layout ele pode ser salvo para ser usado em outros lugares no seu mesmo Plone site.

Com seu layout pronto você agora só precisa se preocupar com a gestão do conteúdo propriamente dita, ou seja, selecionar as notícias ou páginas arrastando elas para seus respectivos screenlets. Este é um ponto importante porque significa que a diagramação foi separada com perfeição da edição de conteúdo de maneira que durante o dia a dia ao mudar os destaques de uma página o usuário do site não precisará preocupar-se com detalhes técnicos desnecessários.  

Apesar de ser um produto novo o Collective.cover já foi muito bem recebido pela Comunidade Plone internacional e, foi apresentato por André Nogueira e Hector Velarde da Simples Consultoria recentemente na Plone Conference e já está em uso em alguns sites como o da VTV -  TV Estatal da Venezuela . Se você se interessou em conhecer ou mesmo colaborar com este produto acesse o repositório: https://github.com/collective/collective.cover