Como salvar metadados no sistema de arquivos

É importante que no desenvolvimento de um layout em plone, os arquivos de customização: css, imagens, scripts e templates sejam levados para o sistema de arquivos para que com eles seja gerado um novo produto de tema.

Trabalhar via ZMI (Zope Management Interface), pode ser muito prático e rápido, mas deixar os arquivos lá pode comprometer a velocidade do site no futuro. Migrar as imagens e os estilos é relativamente tranquilo, mas e no caso das mudanças feitas na aba properties?

Nesse breve post veremos que isso também pode ser bastante simples.

Fazer isso permite por exemplo dar Títulos amigáveis aos elementos evitando que id's de page-templates e scripts apareçam para o usuário final. A maneira mostrada a seguir permite que estes títulos e demais metadados sejam levados ao produto de tema:

Primeiro crie um arquivo com o mesmo nome do seu page-template, mas adicionando a extensão .metadata. Ou seja se o seu arquivo se chama folder.pt o seu arquivo irmão se chamará folder.pt.metadata

Agora, no arquivo de metadados adicione as seguintes linhas:

[default] title=Titulo do Template

É simples assim. Usando este método por exemplo com o logo.gif você poderá colocar nele o título do seu site evitando que o atributo alt da imagem exiba o nome do arquivo.  Estes detalhes são importantes para entregar ao visitante uma interface mais bem resolvida e são valiosíssimos para aumentar a acessibilidade de suas páginas.