El Dropbox

Dropbox como serviço em servidores Windows

Não é Python, não é Plone, não é Web, mas é útil. Se você tem um servidor Windows e quer usar o Dropbox como serviço, este é o passo a passo.

Fugindo um pouco dos posts de Plone/Python/Web, vou lembrar um pouco dos meus tempos de Systems Engineer e falar de como instalar o Dropbox, a ferramenta de sincronização favorita dos pythonistas, como um serviço rodando em um Windows Server 2003 ou 2008.

Primeiros passos

Se você gerencia algum servidor Windows 2003 provavelmente já tem o Resource Kit instalado, mas para os novatos é necessário baixá-lo do site da Microsoft e realizar a instalação com as opções padrão.

Caso use o Windows Server 2008, o Resource Kit já vem incluso com o sistema (e quem disse que toda vez que a Microsoft faz bundling o Departamento de Justiça reclama).

Baixe o Dropbox para Windows diretamente do site e realize a instalação também com as opções padrão (ainda mais depois que o Dropbox tirou quase todas as opções legais do instalador). A única opção é a de alterar o local de armazenamento dos dados, mas esta configuração SEMPRE cria uma pasta chamada Dropbox, portanto, "live with it."

Tirando as rodinhas

Após a instalação, pare o Dropbox clicando com o botão direito no ícone da barra de tarefas (canto inferior direito, perto do relógio) e depois em exit.

Vá até a linha de comando (eu realmente espero que você saiba o caminho até o cmd.exe) e execute o seguinte comando (funciona com o Windows 2003, para o Windows 2003 apenas identifique onde estão os dois executáveis):

  C:\Program Files\Windows Resource Kits\Tools>instsrv Dropbox "c:\Program Files\Windows Resource Kits\Tools\srvany.exe"

Caso tudo tenha corrido bem você receberá as seguintes mensagens:

The service was successfuly added!

Make sure that you go into the Control Panel and use

the Services applet to change the Account Name and

Password that this newly installed service will use

for its Security Context.

O passo seguinte é alterar as credenciais sob as quais o serviço do Dropbox será executado. Para isto vá em Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Serviços, clique com o botão direito no serviço Dropbox e em seguida em properties.

Clique na aba "Log On", clique em “This account” selecione Admimistrator (ou outro usuário que você queira, mas que tenha acesso ao local onde o Dropbox foi instalado e onde os dados serão armazenados), informe a senha e clique Apply.

Caso esta seja a primeira vez que você realizou este procedimento para este usuário o sistema te informará algo como: "Admimistrator user has been granted log on as service rights”

Agora vamos alterar o registro do sistema, portanto respire fundo, limpe o suor da testa e execute o regedit.exe.

Navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Dropbox, crie uma nova chave “Parameters” e dentro dela um novo valor de string “Application”, (tipo REG_SZ) com valor igual ao caminho para o arquivo dropbox.exe (Não são necessárias aspas na definição do caminho).

Feche o regedit, volte ao controle dos serviços (Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Serviços) e inicie o Dropbox.

Voilá! Teoricamente tudo deveria funcionar e seus arquivos começarão a ser sincronizados com o mundo.

Correndo com tesouras

Para evitar que o Dropbox inicie a aplicação e o serviço ao mesmo tempo você deve fazer uma alteração nas configurações dele (não se preocupe, não dava para fazê-la na hora da instalação). Primeiro pare o serviço do Dropbox, inicie a aplicação, clique com o botão direito no ícone da barra de tarefas, depois em preferences e na primeira tela (General), desclique as opções “Show desktop notifications” e “Start Dropbox on system startup”.

Pare a aplicação, inicie o serviço e aproveite.

E se quiser dar uns bytes para os amigos, use o link http://db.tt/ixnhDztg