Um botão para a todos governar...

IE8 no Plone e IEFixes.css

Quem teve coragem e instalou o Internet Explorer 8, viu que os antigos hacks de css que que tão bem nos serviram nos últimos anos não são mais necessários. o IE8, resolveu seguir o bom exemplo do Firefox e agora prefere agora uma dieta baseada em um código mais limpo em suas folhas de estilo.

Mas não é nada fácil fugir do passado, a Microsoft vai ter agora que pagar o preço de ter feito tantos webdesigners se contorcerem para que seus sites ficassem legais nos antigos navegadores.  Encurralados entre a cruz e a caldeira eles ou persistiam no erro de não respeitar os padrões de codificação da W3C ou admitiam essa falha de uma vez e tentavam se corrigir.

Para "facilitar" a vida dos usuários o IE8 vem com tudo o que os internautas precisavam: um novo botão. Não é brincadeira, na barra de ferramentas temos esse novo recurso chamado 'Modo de Exibição de Compatibilidade' para que as pessoas possam clicar e então finalmente ver sem falhas os layouts que originalmente foram feitos para o próprio IE.

Ironias a parte, sites em Plone podem poupar este trabalho aos usuários. Tradicionalmente as correções para IE no Plone são feitas em uma folha de estilo a parte chamada  IEFixes.css. Tudo o que precisamos fazer é  dizer ao Plone que ignore o IEFixes.css no caso do IE8, mas que continue usando ele para o IE5, IE6 e IE7.

<!-- Internet Explorer CSS Fixes -->     <tal:iefixstart replace="structure string:&lt;!--[if lt IE 8]&gt;" />         <style type="text/css" media="all" tal:condition="exists: portal/IEFixes.css"                tal:content="string:@import url($portal_url/IEFixes.css);">         </style>     <tal:iefixend replace="structure string:&lt;![endif]--&gt;" />

Nas versões 2.x do plone você encontrará essa versão do código no arquivo header.pt  e nas versões 3.x poderá fazer as mesmas modificações no main_template.pt. Nas próximas versões do Plone 3.x isso provavelmente já será implementado de fábrica e exigiremos assim um clique a menos dos já tão explorados usuários do Internet Explorer.