O quem vem por aí no Plone 3.3

Depois de lançar a versão 3.2, com alterações principalmente relacionadas com a melhoria do processo de instalação, a equipe de desenvolvimento do Plone já está trabalhando na versão 3.3. Esse novo release vai conter alterações mais visíveis do que o release anterior, contando com algumas boas novidades e uma boa polêmica.

A primeira novidade é a melhoria no bloqueio de páginas que estão sendo editadas por outros usuários. Esse bloqueio passará a ter um timeout, evitando que as páginas fiquem travadas acidentalmente, o que é muito comum acontecer atualmente.

Outra melhoria, que já foi discutida muitas vezes, é uma pequena alteração no funcionamento do objeto Link.  Segundo a proposta apresentada e aprovada, o usuário será redirecionado diretamente ao endereço do link externo, sem ter que primeiro visitar a "página" do link dentro do Plone.

Além desses dois itens, estão previstas outras alterações importantes, como melhorias no registro de CSS e javascript, e o funcionamento automático do Webdav na instalação básica do Plone.

Já a polêmica vai ficar por conta das novidades com relação a edição inline. A partir do Plone 3.3 o recurso de edição inline não estará disponível na instalação padrão. Para quem gosta desse recurso, será necessário habilitá-lo nas configurações do Portal.

É um ponto muito perigoso, já que este recurso é um dos que mais agrada nas demonstrações do Plone que fazemos em palestras e reuniões com prospects. Mas mesmo assim eu aprovo esta alteração. Nos cursos que ministro para os editores de conteúdo a edição inline é responsável por diversos cliques acidentais,  o que acaba irritando o usuário.  Ou seja, ele acaba atrapalhando mais do que ajudando.

E você, o que acha da edição inline? Deixe seu comentário a seguir.

O release 3.3 do Plone tem a previsão de lançamento para março de 2009.
Para mais informações e acompanhamento das propostas, visite a página do release do Plone 3.3.