O sabor de diversas versões Python para Linux e OSX usando o collective.buildout.python
Aproveitando a onda dos Buildouts, agora você pode instalar versões do interpretador Python (2.4, 2.5, 2.6, 2.7 e 3.1) no sistema *UNIX ou OSX, e assim melhor trabalhar com seus projetos de Buildout sem medo de ser feliz.
Tudo começa com o Macbook :)
Depois de algum tempo tentando me convencer e sendo convencido pelos amigos
@ericofe
@lucmulta usar o OSX, tive o prazer de durante a
Python Brasil [6]de começar realmente a brincar com o sistema. Sempre fui usuário de Linux, desde a época do Slackware 7.1. Mas durante o evento, ao tentar utilizar o Macbook, confesso ter ficado um tanto com receio, pois precisava de uma versão de Python 2.4 e também a versão 2.5 para usar o Google appengine.
Foi quando o
@ericofme apresentou o
collective.buildout.python:) e logo depois na palestra do
@dornelesele reforça o uso do mesmo, então nada melhor do que blogar seu uso.
Sua instalação é baseada em fazer o download, compilação e instalação de interpretadores Python diferentes e todas as bibliotecas necessárias utilizando o buildout. Para isso uma configuração de buildout é mantida pela comunidade Plone.
Isso é muito útil, não só para quem usa Ubuntu na versão 10.04 e sabe que não existe a versão 2.4 do Python, mas para casos onde precisamos de versões diferentes do interpretador python para trabalhar com ambientes de buildouts e projetos que exigem diferentes usos do interpretador.
A instalação vai incluir também a compilação estática de algumas bibliotecas muito populares. Estas são as dependências de outros pacotes Python incluidas mas não limitados a apenas elas.
libjpeg
Python imaging library
readline
Como trata-se de buildout, caso seja necessário poderemos adicionar outras bibliotecas que achemos necessárias, mas não irei abordar aqui.
Pré-requisitos
No caso do Ubuntu, é necessário a instalação do pacote build-essential tal como o compilador GCC e o subversion:
sudo apt-get install build-essential sudo apt-get install subversion
Execute
svn co http://svn.plone.org/svn/collective/buildout/python/ cd python python bootstrap.py bin/buildout
Usando
Todos os interpretadores já usam o
VirtualEnv,isso significa que podemos ativá-los para nosso uso e assim desfrutar das diversas versões instaladas.
Ativando o Python 2.4
source python/python-2.4/bin/activate (python-2.4)cleber@cleberjsantos:~/code$
Pronto, este é o procedimento necessário para usar em sistemas *UNIX diversas versões do interpreador Python. No caso do OSX o procedimento é semelhante, tirando a forma com o qual instalamos pacotes no sistema como o subversion e o build-essential.