Plone Fondation abre votação sobre licença do Plone

O Plone faz parte do movimento do Software livre. Dai podemos tirar muitas de suas vantagens em comparação aos outros sistemas de gerenciamento de conteúdo, dentre as quais podemos destacar o custo benefício na hora da implementação e o suporte e desenvolvimento de uma comunidade internacional forte e atuante. Falando mais especificamente, o Plone existe hoje sob a licença GPL, a mesma que rege por exemplo a tecnologia da Wikipédia.

Na prática GPL, ou General Public License (Licença Pública Geral) quer dizer que o Plone seja distribuído e reaproveitado livremente, com a segurança de que ele permanecerá aberto, pois toda modificação no sistema só será liberada se ela mesma usar a mesma licença.

Entretanto com um código cada vez mais baseado em componentes outros projetos passaram a reutilizar partes do framework do Plone, mas por diferentes motivos estes projetos não querem ou não podem usar a mesma licença GPL. Por este motivo esta aberta na Plone Foundation uma votação para permitir o relicenciamento em casos específicos, segundo uma nova política que está sendo proposta.

Segundo seus idealizadores essa nova politica permitiria uma interação mais profunda entre a comunidade Plone e as demais comunidades baseadas em Zope e Python. A votação tem caráter consultivo, pois votações decisórias não podem acontecer fora da reunião anual. O resultado sai no sábado dia 17.