Plone nas eleições 2010

O ano que vem promete ser um ano extremamente agitado e complicado para todos. Além de nossos numerosos feriados e do carnaval, teremos dois eventos que prometem parar o país: a Copa do Mundo de Futebol e as Eleições. Mas estes eventos que tradicionalmente deixam apreensivos muitos empresários, desta vez prometem esquentar a economia.

A Copa do Mundo deve dar o impulso que ainda falta para a Televisão Digital acontecer no Brasil. Como consequência direta devemos acompanhar o aumento da venda de conversores e de televisões LCD de alta definição, principalmente os modelos Full HD. E como consequência indireta espero também que a Copa seja palco de muitas inovações com relação a interatividade da TV digital, praticamente inexistente hoje, e diversas novidades na integração da TV com aplicações web como por exemplo o twitter e outras redes sociais.

Eleições

No lado das eleições, as mudanças na legislação eleitoral prometem agitar a web e todos os seus profissionais. Apesar de ainda estar tramitando no Senado, tudo indica que a nova lei eleitoral será aprovada com facilidade mudando as regras já para 2010.

A novas regras irão premitir o uso livre de blogs e redes sociais, não restringindo mais o candidato apenas ao seu site com um domínio .can.br como era feito na última eleição. Além de poder usar um domínio .com ou .com.br o candidato poderá fazer campanha no twitter, orkut e no youtube por exemplo, e ainda contar com a disposição e apoio de blogueiros engajados.  Entretanto ainda fica proibido o uso de publicidade, seja com banners, link pratocinados e posts pagos.

Já da pra imaginar a quantidade e erros e mal uso das ferramentas que vamos encontrar por aí e também o enorme trabalho que o Tribunal Eleitoral terá para avaliar e punir o descumprimento dessas leis.

E outra grande mudança que vai praticamente "obrigar" que todo candidato tenha um site bem feito é a liberação das doações de pessoas físicas para a campanha através de cartão de crédito. Todo cidadão poderá fazer doações individuais ao seu candidato através de cartões de crédito, desde que essa doação não ultrapasse 10% de sua renda.

Plone para presidente

Nesse cenário o Plone aparece como a solução ideal para o desenvolvimento de sites para candidatos na eleição de 2010. Além da sua já comprovada excelência no gerenciamento de conteúdo, hoje o Plone é um CMS completo, que conta com diversos recursos que permitem criar um site completo para um candidato de maneira fácil e rápida, como ferramentas para a criação de formulários, enquetes, monitoramento e integração com redes sociais (youtube, twitter entre outros), newsletter, blogs e moderações de comentários.

E além de todos esses recursos, a partir de agora o Plone ainda pode contar com o Getpaid, um produto que faz a integração do site Plone com diversos meios de pagamentos online, possibilitando ao candidato a criar uma área de deações para a campanha dentro do seu próprio site.

Com a nova lei e o Plone, um site para um candidato deixa de ser uma ferramenta importante e passa a ser um investimento indispensável para as próximas eleições.