La donna è mobile

Plone para IPhone e outros aparelhos móveis

Atualmente é moda criar versões especiais dos grandes sites para aparelhos móveis. A tendência já chegou em praticamente todos os grandes portais de notícias.: G1, R7, é só juntar uma letra com um número e você pode ter certeza que será levado, ao acessar a página, para uma versão especialmente feita para ser vista no seu celular.

O Plone, desde seu nascimento, sempre teve esta preocupação com portabilidade. O próprio fato de ser escrito segundo os padrões da W3C já garante a universalidade do seu código fonte. Entretanto eu devo confessar que sempre olhei com desconfiança essa história de criar layouts diferentes para mídias diferentes. Hoje confesso que talvez isso seja um pouco de trauma de quem passou pela guerra dos browsers nos anos 90 e tinha escrever várias versões para uma mesma formatação. Mas este post do blog é para dar meu braço a torcer.

A verdade é que, embora o conteúdo deva ser sempre o mesmo, pelo menos hoje dia, a lógica de um aparelho móvel é completamente diferente de um acesso via computador. A tela é obviamente menor e não há espaço para qualquer extravagância, o teclado na maioria das vezes não é tão prático, e em geral a pessoa está com uma das mãos ocupadas.

Foi trabalhando num projeto aqui na Simples Consultoria  que me dei conta desta necessidade.  Está meio na cara quando todos os peixes grandes fazem alguma coisa, mas só vendo o resultado final que fiquei realmente convencido. Criamos um tema próprio para acesso via celular para a Rede Brasil Atual, nosso cliente. A novidade já está no ar. Quem quiser experimentar basta acessar http://redebrasilatual.com.br/.

Pelo celular é claro.