Plone.uservoice

Plone.uservoice: uma boa idéia

O Plone é um sistema em constante melhoria. Diariamente alguém desenvolve um novo produto ou aprimora alguma funcionalidade. Diariamente também os usuários do Plone tem ideias de como o sistema pode ficar ainda melhor. Pode ser algo pequeno como um link no lugar certo ou uma revisão completa de alguma parte da estrutura do CMS. Sabendo do valor que a criatividade tem a comunidade Plone acabou de lançar o plone.uservoice.

Ainda em testes, plone.uservoice trata-se de uma nova e simples ferramenta para sugerir, discutir e votar novas ideias que vão fazer com que o Plone fique cada vez mais completo e funcional. Embora a barreira da língua ainda seja uma realidade para alguns usuários daqui o novo sistema permitirá aos que dominam o inglês uma forma mais amigável e flexível para sugestão de melhorias no Plone.

O novo sistema, complementa, mas não substitui o já consagrado PLIP (Plone Improvement Proposal). o UserVoice é focado na geração de ideias enquanto o PLIP são mudanças e melhorias que serão inclusas por alguém nas próximas versões do Plone. Basicamente, se você tem uma boa idéia, mas não tem tempo ou conhecimento para implementá-la, use o plone.uservoice e não o PLIB. Para mais informações, o plone.org disponibilizou um breve FAQ a respeito.

Obviamente, nem toda ideia sugerida no UserVoice será implementada, mas sem dúvida esta será uma maneira mais certeira de espelhar e entender o que os usuários do Plone querem. Para dar a sua sugestão ou mesmo avalar as sugestões dos outros, acesse: http://plone.uservoice.com. Além disso, esta será também uma maneira mais ágil para os desenvolvedores. Se você quer contribuir com o desenvolvimento do Plone, mas não sabe como, basta dar uma olhada naquilo pelo que o povo está clamando.

Um dos conceitos incluídos no plone.uservoice é que cada participante tem apenas 10 votos. O poder por trás disso é o de que o valor está na escassez. Tendo um limitado número de votos, as pessoas terão que fazer escolhas mais cuidadosas sobre o que elas realmente aprovam. Uma forma de garantir que apenas as melhorias mais desejáveis ganhem destaque.

E ai, alguma grande ideia para hoje?