Por que o Plone não alcança o nível AAA de acessibilidade

Um dos motivos que me dá mais orgulho de trabalhar com o Plone é a preocupação que seu código tem com acessibilidade. Todo feito com XHTML válido e com scripts não obstrusivos, o Plone é a principal opção de CMS acessível, sendo inclusive recomendado pelo Governo Federal para uso em seus sites.

Mas sempre que apresentamos essa característica em reuniões, palestras e eventos, é muito comum ouvir a seguinte pergunta: Se o Plone é tão bom em acessibilidade, por que não atinge o nível AAA do W3C?

Antes de tudo, é importante primeiro conhecer o W3C e o que afinal significa cada um desses "A".

W3C é um consórcio formado por empresas, universidades e diversos profissionais com o objetivo de definir padroões para a Web que devem ser seguidos por desenvolvedores de softwares e websites. E depois de definidos os padrões, o W3C também é responsável pela criação de recomendações, conhecidas como guidelines, que auxiliam os desenvolvedores na aplicação dos Padrões.

Uma dessas recomendações do W3C é o WACG (Web Content Accessibility Guidelines) que na sua versão 1.0 publicada em maio de 1999 definiu as principais regras que devem ser seguidas para tornar um site acessível. Nessa recomendação foram criados 3 níveis de regras, separados por prioridade:

Prioridade 1

Regras que todo o website deve cumprir. Sem elas sérias barreiras de acesso ao conteúdo são criadas impossibilitando diversas pessoas de acessarem o conteúdo de um website.

Prioridade 2

Regras que todo site deveria cumprir. Sem elas o acesso não é impedido, mas barreiras causam enormes barreiras.

Prioridade 3

Regras que todo site pode cumprir. Algumas barrreiras pdoem dificultar o acesso a determinado grupo de pessoas.

E o resumo da história são os "A's". Quando cumpridas todas as regras de uma prioridade você alcança um A:

  • Nível A: Atende todas as recomendações da prioridade 1;
  • Nível AA: Atende todas as recomendações das prioridades 1 e 2;
  • Nível AAA: Atende todas as recomendações das prioridades 1, 2 e 3. 

Ou seja, o Plone tem o nível AA (duplo A) pois atende todas as recomendações das prioridades 1 e 2 na sua instalação padrão, eliminando a grande maioria de barreiras de acesso a informação.

Mas infelizmente nem o Plone nem nenhum outro CMS consegue garantir o "triplo A" por um simples motivo. Grande parte das recomendações de prioridade 3 estão diretamente ligadas ao conteúdo do site, desde a forma como ele é escrito e eleborado, até a maneira que ele é apresentado. Alguns exemplos dessas recomendações:

  • Garantir o contraste suficiente entre o texto e o fundo.
  • Escrever por extenso o significado de quaquer sigla.
  • Fornecer resumos para tabelas.

Como dá pra perceber, não existe como um CMS atender essas recomendações, ela depende principalmente da pessoa que adiciona o conteúdo ao site. E por isso você não vai encontrar nenhum CMS no mercado que alcance o triplo A.

O mais importante é saber que ao usar o Plone você terá uma base muito boa com relação a acessibilidade, mas resultado final sempre vai depender da maneira que você utiliza essa ferramenta.

Para conhecer mais sobre acessibilidade visite o Web Accessibility Initiative do W3C.